O que é Coaching

O que é coaching

Coaching é o processo de auxiliar pessoas a acessar seu mais alto potencial ao conceber uma estratégia e planejar ações que vão promover a conquista de um objetivo pré-definido. O coach não julga e o sucesso do processo depende do comprometimento e confiança entre o coach (aquele que auxilia – o profissional) e o coachee (aquele que é auxiliado no processo – o cliente).

O coaching não é:

marcador-cinza Consultoria, que te diz o que fazer, ou seja, lhe dá respostas;
marcador-cinza Treinamento, o processo de ensinar a você o como fazer;
marcador-cinza Aconselhamento, que lhe dá conselhos para o que você deve fazer;
marcador-cinza Psicologia, que busca as respostas no passado para fazer você entender padrões de comportamento no presente;
marcador-cinza Mentoring, uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente lhe orienta e diz a você como deve ser feito o seu trabalho.


Como o coaching funciona?

O coaching trabalha nos ajustes mais sutis para encorajar uma maneira diferente de pensar, ser e fazer, levando você ao autoconhecimento através de perguntas inteligentes, questionamentos, feedbacks construtivos e diversas outras ferramentas do Coaching que visam e propiciam o seu crescimento e autodesenvolvimento.

Iniciamos o processo com a ferramenta DiSC®, para avaliarmos o perfil comportamental com a finalidade de aumentar a compreensão do coachee em relação ao seu próprio comportamento, bem como o dos outros. Ao fim do processo, o coach estimula e auxilia seu coachee a definir tarefas que ele mesmo deverá executar durante o intervalo até a próxima sessão. As tarefas são fundamentais para deixar o cliente cada vez mais próximo do alcance de seus objetivos. E para que o processo realmente funcione, é preciso ser honesto e verdadeiro consigo mesmo para que você possa acessar seu potencial pleno.


Como é o trabalho do coach?

“O trabalho de um coach é como o de um escultor que dá forma a um pedaço de mármore para revelar a força e a beleza de dentro da pessoa”. Kate Burton.

Quais os princípios do coaching?

marcador-cinza Fazer as perguntas corretas.
marcador-cinza Planejar prazos e metas.
marcador-cinza Concentra-se na mudança de comportamentos.
marcador-cinza Confidencialidade.
marcador-cinza Não julgamento.
marcador-cinza Trabalhar de forma íntegra e se em algum momento perceber que nosso cliente precisa do apoio de outro profissional, encaminhar imediatamente.

Como funciona o tempo no coaching?

Todo processo é realizado e conduzido pelo que chamamos de sessões de coaching, que podem ser presenciais ou online (skype). As sessões podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, com duração de uma a duas horas, em média.

Normalmente trabalha-se com ciclos de 3 a 4 meses de duração, algo por volta de 10 a 15 sessões, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo. Tempo suficiente para que o cliente comece a perceber resultados significativos. Um novo ciclo pode ser acordado tanto para dar continuidade ao processo já em andamento, quanto para o início de um novo objetivo. Para se extrair o máximo resultado das sessões, é de fundamental importância que o processo de coaching tenha início, meio e fim.


Coaching vai ser bom para você?

Todos têm a capacidade de chegar onde desejam, mas poucos são capazes de usufruir de todo esse potencial. Pensamentos limitantes, baixa autoestima e medo são alguns dos obstáculos que nós mesmos colocamos quando nos vemos diante de desafios. O coach atuará ao seu lado, mostrando ferramentas e dando orientações para que você seja capaz de enfrentar e superar todos eles.

No término do processo, você se sentirá mais preparado para enfrentar o mundo à sua volta. O processo de coaching cria um poderosíssimo ajuste de habilidades que nos permite entrar em ação para realizar nossos sonhos. É importante compreender que um coach contribui para que seu cliente assuma responsabilidade pelos resultados, foca no desenvolvimento dos estados emocionais, desenvolve a autoconfiança, desperta o poder interior, amplia as opções de decisão, elimina bloqueios e proporciona auto reabilitação e felicidade.


 Quem vai te auxiliar a desligar o seu modo automático?

INSTAGRAM

Share This